VACINA COVID19
ACESSO UNIVERSAL E JUSTO

Nós, abaixo-assinado, fazemos este apelo conjunto a todos os líderes globais, organizações internacionais e governos, para que adotem medidas legais e tomem posições oficiais, declarando as vacinas COVID-19 como um Bem Comum Global, livre de qualquer direito de patente pertencente a qualquer pessoa.

Os signatários abaixo indicados, somam-se em Portugal, às várias iniciativas neste contexto, nomeadamente a que foi iniciada pelo Prof. M. Yunus e que inclui vários laureados do Prémio Nobel, líderes da sociedade civil e outros líderes mundiais.

Signatários

Perguntas frequentes

1. Como nasceu a campanha “Declare COVID 19 Vaccines a global common good”?

Esta iniciativa nasce do impulso de Mohamad Yunus, Prémio Nobel da Paz (pioneiro no microcrédito) que convidou cerca de uma centena de Prémios Nobel e outros líderes mundiais para se mobilizarem na defesa do princípio que a(s) futura(s) vacina(s) para prevenção do Covid19 possa(m) ser um “bem comum global”, permitindo o acesso justo e universal a este bem (ver mais informação em https://vaccinecommongood.org).

Defende um modelo de negociação com as empresas fornecedoras da vacina para que possam ser ressarcidas, de uma forma justa, dos seus investimentos no desenvolvimento da vacina e que esta se torne livre de patente exclusiva e possa ser produzida em todo o mundo, de uma forma rápida e segura, permitindo o acesso dos mais pobres a este bem para a saúde pública.

Faz um apelo à Organização Mundial de Saúde e ao Secretário-geral das Nações Unidas para que liderem este processo, mas também a todos os líderes mundiais para que possam cooperar para encontrar uma solução de acesso justo e universal a uma (ou mais) futura(s) vacina(s).